
O coelhinho branco que queria viver em paz
Esta actividade é um exercício que os professores podem desenvolver com crianças do ensino pré- escolar e do 1º CEB, para as ajudar a entender os conceitos de violência, paz e resolução nãoviolenta de conflitos.
Usando o conto «O coelhinho branco que queria viver em paz» (de Johanne Jalifour e Sébastien Guy), estimulam-se as crianças a falar de sentimentos associados a comportamentos «desagradáveis» (agressivos ou violentos) por oposição aos comportamentos gentis ou simpáticos (não-violentos, pacíficos). Ensinam-se-lhes alguns «truques» básicos para lidar com sentimentos negativos associados aos conflitos e a resolver conflitos de uma forma não-violenta. Também se apresentam as diferenças entre comportamentos assertivo (afirmativo), agressivo e passivo.
Esta é uma das estratégias usadas pelo programa dos Embaixadores da Paz do Centro Juvenil Azymut Est-Ouest, em Saint-Nicolas, Quebeque (Canadá). Através deste programa, alunos do ensino secundário (14-17 anos) recebem formação em comportamento pacífico e educação para a paz e então, acompanhados por um supervisor, tornam-se embaixadores da paz, dinamizando várias actividades de educação para a paz nos estabelecimentos do ensino pré-escolar e 1º CEB das suas comunidades.
A informação sobre esta actividade em particular foi publicada pela UNESCO em: UNESCO – Best Practices of Non-Violent Conflict Resolution in and out of school. Paris: UNESCO, 2002.
Disponível na WWW: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001266/126679e.pdf
Emília Silva – 2014/2015
(Visited 1.550 times, 1 visits today)
Deixar um Comentário