“Que escola?” – sugestão de leitura e de reflexão

0 Sem etiqueta Endereço 0
Este livro completa uma ambiciosa trilogia da autora, Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos, sobre a Educação/Cidadania/Escola, os dois primeiros estudos já publicados.
 A exemplo dos dois anteriores, este estudo visa “contribuir para um novo contrato socioeducativo”, sendo sua ambição “apresentar vias educacionais que contribuam para consagrar acordos e consensos – pactos de sociabilidade – que ajudem a instituir mecanismos reguladores da aplicação dos direitos humanos”. É pois uma visão transformadora e de aposta nas gerações futuras.
Este livro foi apresentado num debate “A escola que queremos” promovido pela Câmara Municipal de Leiria, em 26 de novembro de 2014.
Senti-me, de imediato, atraída para uma leitura mais atenta e constatei que a autora tem um “olhar” muito atento sobre a ESCOLA e partilha com os seus leitores uma “observação” fidedigna sobre as nossas escolas.
Indubitavelmente, constato que estamos a passar por uma fase de crise de valores.
A “escola” não tem tempo para despertar nos alunos formas de sentir a vida e parece que está “programada” , ou de uma forma mais incisiva, “espartilhada” do “viver” na/para a sociedade em que vivemos.
Passamos momentos difíceis, mas não podemos demitir-nos do nosso contributo para uma sociedade mais ética.
Emília Silva – 2014/2015