CATIVARE

Início do Blogue: "Era uma vez um Projeto..."

Cativar_Principezinho

O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry

Cativar foi um projeto concebido para alunos do 1º ceb e orientado para professores e para pais coempenhados na formação de gerações mais fortes, confiantes, sorridentes e positivas, contrariando o culto da desgraça que muitas vezes se sobrepõe ao otimismo, no sentido de contribuir para um bem-estar generalizado dos alunos contribuindo para um maior sucesso escolar.

Cativar_O-Pequeno-Principe-raposa

Fundamentação Teórica

O trabalho feito com os alunos/professores e pais, no campo da gestão disciplinar e emocional, no âmbito nacional e internacional proporcionou:

Diminuição de comportamentos de indisciplina

Diminuição de comportamentos de agressividade

Aumento ao nível do desenvolvimento das capacidades emocionais/relacionais da criança
Aumento do sucesso escolar

A Educação Emocional é um desafio da escola no século XXI. Assumidamente norteado pela utopia de uma “escola de sonho”, o pressuposto dos autores (Marujo e Neto, 2004) é que a escola é uma comunidade relacional com uma dinâmica muito própria.

Sem se recorrer a grandes mudanças curriculares ou investimentos externos, é possível trabalhar no sentido de graduais mudanças comunicacionais, emocionais e relacionais que estimulem o gosto por uma participação empenhada e construtiva. Os insucessos escolares e nos seus futuros fracassos profissionais.

Por exemplo, os alunos com pouca inteligência emocional têm uma autoestima mais baixa, índices elevados de agressividade, maior sintomatologia depressiva e ansiosa e índices mais elevados de insucesso escolar e de consumo de droga (Berrocal, et. al., 2004).

Objetivos

  • Proporcionar aos alunos a construção dos conhecimentos necessários ao permanente processo de crescimento emocional e intelectual
  • Fornecer ferramentas úteis para o bem-estar físico, emocional e mental aos alunos dos diversos anos de escolaridade, professores e pais
  • Partilhar, através de uma reflexão crítica, as experiências dos alunos e dos professores na gestão de atitudes pedagógicas utilizadas para a redução da indisciplina na sala de aula

Estratégias de Implementação

  • Sessões com os alunos (escolas aderentes ao projeto) sobre as temáticas ao nível da gestão emocional
  • Sessões com os pais (exposições e reuniões) sobre as temáticas ao nível da gestão disciplinar e emocional
  • Sessões com os professores sobre as temáticas ao nível da gestão disciplinar e emocional

Cronograma

O Projeto foi desenvolvido em três anos letivos no AE de Marrazes – Leiria: 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017.