“O monstro das cores” – uma proposta literária sobre as emoções

 

 

Sou uma “inquieta” investigadora e apaixonada por contos infantis! Gosto muito de aprender e ensinar através dos contos. As histórias infantis não foram criadas somente para entreterem as crianças. Na verdade, elas possuem uma forte componente didática que deve ser aproveitado ao máximo para ajudar as crianças no seu processo de aprendizagem de vida.

“”As emoções explicadas às crianças através das cores.” será uma boa opção lúdica-pedagógica e utilizando “O Monstro das Cores” que é um livro magnífico de Anna Llenas que nos permite explorar as emoções, preparando os alunos para o que é ter um coração bondoso (1ºano) e ser amigo (2ºano). O site da autora e ilustradora disponibiliza recursos grátis, que eu adaptei na elaboração dos materiais a trabalhar nas aulas. (cf: http://www.annallenas.com/ilustracion-editorial/el-monstruo-de-colores.html#.WdJ5z2hSzIV)

O livro que aqui vos apresento, como mais uma opção literária para o Projeto CATIVAR 2017/2018, conta a história do monstro de cores, cada cor simboliza um sentimento: Tristeza (azul),  Medo (negro),  Raiva (vermelho),  Calma (verde), Alegria (amarelo), Amor (rosa).

Esta obra poderá ser abordada com os alunos da Educação Pré-Escolar (5 anos) e dos 1º e 2º anos de escolaridades (ensino básico) utilizando monstro como “exemplificador das emoções” que muda de cor consoante o que está a sentir levará o aluno a interiorizar as emoções que costuma vivenciar.

O “monstro” não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

 

 

.

Ou seja, por outras palavras, a história apresenta-nos uma menina encontra o Monstro todo colorido, simbolizando que todos os seus sentimentos estão misturados e por isso ele se sente confuso. Ela explica-lhe que é necessário ordenar os sentimentos, separa-los de acordo com as suas cores. Explica como funciona cada sentimento.

Trabalhando as emoções e utilizando a técnica do abraço constatamos que este exercício poderá ajudar a criança a falar e a enfrentar os sentimentos negativos e a desfrutar dos sentimentos positivos. Aprender que o carinho remove os sentimentos “ruins”!

 

A minha sugestão pedagógica. “Eduquemos as emoções das nossas crianças! Somente assim elas poderão ser adultos sadios e maduros.”

 

 

Saibam mais em:

http://jisjoaosalaa.blogspot.pt/2016/01/o-monstro-das-cores-e-as-nossas-emocoes.html

 

https://www.youtube.com/watch?v=S_dY3anxyV8

 

https://www.youtube.com/watch?v=g1GRFMhaSac

 

https://www.pinterest.pt/pin/419045940313009302/

 

(Visited 100.655 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *