Filosofia para crianças: ” A Rainha das Aves”

Nas minhas múltiplas pesquisas pela Net descobri uma formação para professores intitulada por”Filosofia com Crianças”

( Inscrições: cultura@reit.up.pt, https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=8243), a qual tem por base o projeto FILÓSOFOS A BRINCAR, implementado desde 2007 em diversas instituições de ensino e que se inspira nas propostas pedagógicas de:

  • Mathew Lipman,
  • Oscar Brenifier,
  • Thomas Wartenberg,
  • Peter Worley e
  • Tim Kenyon.

A Filosofia com Crianças, praticada de forma regular e continuada melhora as competências verbais e argumentativas

das crianças, ensina-as a ouvir com atenção os seus amigos, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros.

 

Um exemplo:

Partindo do belíssimo livro “A rainha das aves” de Helen Ward (autora de “A lebre e a tartaruga“, editado em Portugal também pela Caminho) em que uma assembleia de centenas de aves procura escolher a sua rainha propomos aqui um exercício que leva os nossos alunos a pensarem sobre o que escolher e, mais importante, como devem fazer as suas escolhas. É também uma oportunidade de introduzirmos subtilmente na sua “Caixa de Ferramentas para Pensar” o conceito de “critério”.

Saber mais em: https://filosofiacritica.wordpress.com/2017/05/30/a-rainha-das-aves/

A Filosofia com Crianças leva os alunos a viverem experiências muito significativas ao nível cognitivo, social e afetivo.

Além disso alguns estudos demonstram que a “Filosofia com Crianças” melhora significativamente os desempenhos dos

alunos em disciplinas como o português (língua materna) e a matemática.

(Visited 570 times, 1 visits today)

Sem comentários ainda.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *