Nas minhas múltiplas pesquisas pela Net descobri uma formação para professores intitulada por”Filosofia com Crianças”
( Inscrições: cultura@reit.up.pt, https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=8243), a qual tem por base o projeto FILÓSOFOS A BRINCAR, implementado desde 2007 em diversas instituições de ensino e que se inspira nas propostas pedagógicas de:
- Mathew Lipman,
- Oscar Brenifier,
- Thomas Wartenberg,
- Peter Worley e
- Tim Kenyon.
A Filosofia com Crianças, praticada de forma regular e continuada melhora as competências verbais e argumentativas
das crianças, ensina-as a ouvir com atenção os seus amigos, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros.
Partindo do belíssimo livro “A rainha das aves” de Helen Ward (autora de “A lebre e a tartaruga“, editado em Portugal também pela Caminho) em que uma assembleia de centenas de aves procura escolher a sua rainha propomos aqui um exercício que leva os nossos alunos a pensarem sobre o que escolher e, mais importante, como devem fazer as suas escolhas. É também uma oportunidade de introduzirmos subtilmente na sua “Caixa de Ferramentas para Pensar” o conceito de “critério”.
Saber mais em: https://filosofiacritica.wordpress.com/2017/05/30/a-rainha-das-aves/
A Filosofia com Crianças leva os alunos a viverem experiências muito significativas ao nível cognitivo, social e afetivo.
Além disso alguns estudos demonstram que a “Filosofia com Crianças” melhora significativamente os desempenhos dos
alunos em disciplinas como o português (língua materna) e a matemática.
Deixar um Comentário