“O bicho das sete cabeças” e a democracia

Ao longo do desenvolvimento da sessão de “O Bicho de sete cabeças – História de uma eleição democrática” constatei que a educação em direitos e democracia faz todo o sentido no 1º ciclo do ensino básico pois os alunos já demonstram, naturalmente, interesse em temas como direitos humanos e política. No entanto, a escola precisa abrir espaço(s) de reflexão e de debate para que os alunos, desde a “tenra” idade, possam expressar os seus pontos de vista.

Além disso, ressalto que é preciso mostrar aos pequenos que, apesar destes assuntos serem complexos devemos falar deles. Apesar das divergências de pensamento, a educação política é o melhor caminho para formar adultos conscientes.

É muito importante que a nós, a “Escola”, comecemos a educar as crianças politicamente desde cedo, senão iremos ter uma classe adulta política igual a de hoje, de adultos despreparados para falar sobre política e que, muitas vezes, não conseguem discutir amigavelmente com os outros .